Manual de Assinatura Digital de Documentos

Manual de Assinatura Digital de Documentos



Sejam bem vindos ao manual de Assinatura Digital de Documentos da Secretaria de Estado da Economia de Goiás.

Primeiramente, é importante ressaltarmos que com o intuito de padronizarmos as assinaturas digitais de documentos nesta Secretaria e visando maior conformidade com as normas de assinaturas determinadas pelo ICP-Brasil, adotaremos o Assinador do SERPRO como o software padrão a ser utilizado por nossos usuários.

 


Download e Instalação do Assinador SERPRO

 

Para realizar o download do Assinador SERPRO, basta acessar um dos links abaixo, conforme o Sistema Operacional instalado em seu computador:


As instruções de instalação e uso geral da ferramenta podem ser encontradas no manual oficial do assinador, disponível no link abaixo:
      https://www.serpro.gov.br/links-fixos-superiores/assinador-digital/assinador-serpro/arquivos/manual_usuario_assinador_desktop.pdf

 

Assinatura de um Documento PDF

 

Uma vez instalado o Assinador SERPRO em seu computador, para realizar a assinatura de um documento PDF você deverá seguir os passos descritos abaixo:

Obs.: Os passos abaixo serão baseados no Sistema Operacional Windows. Para outros Sistemas Operacionais, execute os mesmos passos com as devidas adequações.


Passo 01: Na barra de tarefas próxima ao relógio, busque o ícone do Assinador SERPRO e clique com o botão direito. Em seguida, selecione a opção Assinar PDF;

Passo 02: Localize e selecione o documento em PDF a ser assinado;

Passo 03: Após a seleção do documento PDF a ser assinado, uma nova janela será aberta com a pré-visualização do documento selecionado.

Neste passo, você primeiramente deverá navegar até a página onde a marca da assinatura digital deverá ser incluída no documento e, em seguida, clicar na posição desejada da página. Em seguida, clique no botão Assinar.

Passo 04: Uma janela de Seleção de Certificado será aberta e você deverá selecionar o Certificado Digital que será utilizado para a assinatura do documento:

Passo 05: Após selecionar o Certificado Digital desejado, informe a senha do Token para prosseguir com a assinatura do documento;

Passo 06: Por fim, será aberta uma janela com as opções de salvamento do arquivo assinado. Para salvar a assinatura no próprio arquivo selecionado, escolha a opção Não. Caso deseje salvar o arquivo assinado em um outro arquivo, escolha a opção Sim e informe o nome do arquivo a ser salvo.

Passo 07: Após a conclusão da assinatura digital do documento, abra o arquivo PDF assinado e localize a marca visual da assinatura digital incluída pelo Assinador SERPRO. Note que a marca possui informações sobre o portador do Certificado Digital que assinou o documento:

Passo 08: Ao clicar na marca visual da assinatura, uma janela será aberta, exibindo as informações de validação da assinatura selecionada;

Você poderá ainda verificar as informações da assinatura na barra de opções à esquerda do seu leitor de PDFs (a imagem foi baseada no leitor de PDF Foxit Reader):

 

Assinatura de vários Documentos PDF em Lote

 

Uma vez instalado o Assinador SERPRO em seu computador, para realizar a assinatura de vários documentos PDF em lote, você deverá seguir os passos descritos abaixo:

Passo 01: Na barra de tarefas próxima ao relógio, busque o ícone do Assinador SERPRO e clique com o botão direito. Em seguida, selecione a opção Assinar arquivos PDF em lote;

Passo 02: Localize e selecione os documentos em PDF a serem assinados;

Passo 03: Uma janela de Seleção de Certificado será aberta e você deverá selecionar o Certificado Digital que será utilizado para a assinatura do documento:

     Este passo se repetirá tantas vezes quantas forem a quantidade de documentos selecionados.

     Obs.: Como se trata de um conjunto de arquivos, não será solicitada a posição da marca da assinatura. Ela será inserida automaticamente na última página de todos os documentos selecionados anteriormente.


Passo 04: Após a conclusão da assinatura digital dos documentos, abra os arquivos PDF assinados e localize a marca visual da assinatura digital incluída pelo Assinador SERPRO na última página dos documentos. Note que a marca possui informações sobre o portador do Certificado Digital que assinou o documento:

Passo 05: Ao clicar na marca visual da assinatura, uma janela será aberta, exibindo as informações de validação da assinatura selecionada;

Você poderá ainda verificar as informações da assinatura na barra de opções à esquerda do seu leitor de PDFs (a imagem foi baseada no leitor de PDF Foxit Reader):